Ola amigos Trandeirenses,
O voto é uma coisa importante. A participação nas eleições democráticas, em todas e de todos os tipos é uma coisa importante. Não é nem o princípio nem o fim da democracia e não podemos admitir que a intervenção democrática se esgote na cruz que desenhamos (ou não) num boletim de voto e colocamos numa urna. Não podemos admitir que a democracia seja uma realidade discreta e temos que nos empenhar na generalização, na sustentabilidade e continuidade dos esforços de intervenção cívica e política, mas não podemos ignorar a importância do acto eleitoral como momento singular de avaliação da saúde dum estado democrático.
Por isso, é importante votar. E é particularmente importante votar em consciência, garantindo que o voto expresso é um mecanismo de legitimação real dos eleitos. Em democracia, e em situações normais, a expressão do apoio popular em votos nos partidos ou candidatos deve corresponder a uma adesão significativa desses eleitores aos programas e à confiança depositada nos seus protagonistas. Alternativamente, há o voto branco e o voto nulo, que são também formas legítimas de relacionamento com o processo democrático.
É, também, por demais evidente que a adesão completa às propostas deste ou daquele partido, ou uma confiança cega neste ou naquele candidato é um perigoso exercício de ingenuidade, que não se aconselha a ninguém. A democracia é um processo que, ao envolver pessoas maduras e conscientes, pressupõe compromissos, cedências, relativizações e avaliações subjectivas das prioridades de cada um.
Hoje foi um dia de reflexão. Amanhã é dia de expressamos as nossas convicções e votar naquele em quem depositamos mais confiança e nos parece mais competente para assumir o mais alto cargo da nação! Numas eleições em que as perspectivas são de que a abstenção seja elevada, vamos, em Trandeiras, contrariar esta tendência e, tal como em eleições anteriores, registar baixos índices neste capítulo.
Votem em consciência!
Juntos por Trandeiras.
Números do outro mundo em Odivelas
Há 5 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário