domingo, 6 de setembro de 2009

Discurso de Apresentação

Ola amigos Trandeirenses,

Deixo-vos aqui na íntegra o discurso de apresentação da Lista Juntos por Trandeiras, proferido pelo líder Joaquim Silva e que aborda a constituição da equipa, traça o momento actual vivido na nossa freguesia e apresenta as linhas de acção propostas por este movimento e que se assumem como factor de mudança e melhoria das condições de vida em Trandeiras.

Caros amigos,

Como é do vosso conhecimento aceitei o desafio de liderar a candidatura da Lista JUNTOS POR TRANDEIRAS à Assembleia da nossa Freguesia.

Fi-lo porque acredito que temos um projecto que irá verdadeiramente mudar Trandeiras e que iremos melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Por isso, é com muito orgulho que hoje vos apresento todos os elementos que compõem esta equipa jovem e dinâmica que, pela experiência e competência profissional dos seus membros e pelo empenho com que estes se dedicam à freguesia e à comunidade, me garante todas as condições para que este seja um projecto vencedor.

Assim, apresento-vos pela ordem com que nos candidatamos à Assembleia de Freguesia todos os membros da Lista JUNTOS POR TRANDEIRAS:

N.º 2 - Rui Nuno Marques
N.º 3 - Ricardo Manuel Ribeiro Lopes
N.º4 - Agostinho Pontes
N.º 5 - Nuno Viriato Carvalho
N.º 6 - Rui Miguel Faria da Silva
N.º 7 - José António Gomes
António Gomes da Silva
José Manuel Ferreira Martins
Francisco Martins Ferreira
Manuel Ferreira de Carvalho
Fernando Jorge da Silva Santos
António Miguel Carvalho Ferreira
Orlando Jorge Ribeiro da Silva
José Fernando Melo da Silva
Manuel Ferreira Gomes
Rui Manuel Teixeira Martins

Como sabem, Trandeiras é governada há 30 anos pela mesma força política. Alguns dos membros da nossa lista quando nasceram já o Partido Socialista geria os destinos desta Junta.

É óbvio que tantos anos consecutivos no poder gera rotina, gera cansaço, gera passividade, gera comodismo, gera falta de ideias. Em democracia o desenvolvimento e o progresso conseguem-se com alternância democrática.

Trandeiras é hoje, infelizmente, uma freguesia caída no esquecimento. Grande parte da população do concelho de Braga não sabe onde fica Trandeiras, nem sequer sabe que pertence a Braga. Somos provavelmente a freguesia menos conhecida do concelho.

Trandeiras é uma freguesia onde se só se fazem os serviços mínimos.

O apoio aos idosos faz-se, mas é o mínimo que se pode fazer.

O apoio aos jovens faz-se, mas é o mínimo que se pode fazer.

O apoio ao desporto e à cultura dá-se, mas é o mínimo que se pode dar.

O apoio às associações da freguesia dá-se, mas é o mínimo que se pode dar.

A abertura da junta à população é feita mas mínimo que se pode fazer.

Trandeiras precisa de muito mais do que isto.

Trandeiras precisa de ambição, precisa de gente inovadora e criativa, precisa de gente trabalhadora e competente, precisa de um projecto que não se contente com os serviços mínimos.

A nossa candidatura pretende um rumo diferente para a freguesia. Queremos tornar Trandeiras uma freguesia exemplar ao nível da gestão autárquica, privilegiando sempre a qualidade de vida das pessoas.

Queremos uma freguesia virada para o futuro.

Queremos uma freguesia que se orgulha e que cuida dos seus idosos.

Queremos uma freguesia atenta às necessidades da juventude – tanto na educação, como na habitação, no acesso ao emprego ou ao lazer.

O nosso slogan é VAMOS MUDAR TRANDEIRAS. É um compromisso que assumimos perante todos os eleitores de Trandeiras mas para o qual precisamos do voto de confiança dos Trandeirenses para o poder concretizar.

O projecto de mudança que temos para a freguesia de Trandeiras é um projecto que se distingue claramente do projecto do PS por ser capaz de definir as áreas de intervenção prioritária.

Assim, comprometemo-nos a dar prioridade à HABITAÇÃO, ao apoio aos idosos e aos jovens, à requalificação dos espaços públicos, ao reforço da ligação à população e animação e promoção da freguesia.

Serão estes os 6 campos de intervenção prioritária da Lista JUNTOS POR TRANDEIRAS.

HABITAÇÃO
  • Ao nível da habitação temos o objectivo de reforçar o parque habitacional da freguesia com mais 30 fogos até final do nosso mandato. Para isso iremos proceder a um levantamento de todos os terrenos existentes onde se possa construir e a um levantamento dos jovens da freguesia que estejam interessados em construir ou adquirir uma moradia em Trandeiras e, com essa informação, promover encontros entre investidores e proprietários de terrenos, funcionado como agentes facilitadores de todo o processo burocrático.

APOIO A IDOSOS

A freguesia tal como o país tem cada vez mais idosos, o que coloca novos desafios a todos os actores políticos e a todas as instituições sociais.
  • O nosso programa de acção irá contemplar um apoio mais efectivo aos idosos, nomeadamente no apoio às deslocações para efeitos médicos (com a viatura da Junta de Freguesia), na dinamização de um calendário regular de rastreios na área da saúde (medições de colesterol, diabetes, tensões arteriais, visão, audição, entre outras).
  • Iremos também proceder a um acordo com os Centros Sociais das freguesias vizinhas, nomeadamente com a freguesia de Esporões, para que possa chegar a todos os idosos de Trandeiras o serviço de refeições ao domicílio prestado por aquelas instituições.
  • Pretendemos ainda dinamizar um conjunto de actividades lúdicas que promovam o convívio e a alfabetização dos nossos idosos.

APOIO A JOVENS

O apoio aos jovens é também uma das grandes apostas do nosso Programa.

Queremos envolvê-los na vida da freguesia e fazer com que sintam orgulho por pertencerem a esta terra.

  • Em termos tecnológicos, iremos proceder à instalação de uma rede internet sem fios que alcance todos as residências da freguesia e que permita assim que todos os jovens tenham acesso à internet de uma forma gratuita, durante 365 dias por ano.
  • Ao nível educativo, iremos colocar em funcionamento uma sala de estudo acompanhado para os jovens da freguesia em áreas prioritárias como a Matemática e o Português.
  • Promoveremos a organização e a dinamização de actividades desportivas para jovens.

REQUALIFICAÇÃO ESPAÇOS PÚBLICOS

Queremos uma freguesia mais ecológica, mais acolhedora, mais confortável, que esteja atenta às novas necessidades dos habitantes.
  • Comprometemo-nos, pois, a transformar todos os espaços públicos desaproveitados em espaços verdes e jardins com instalação de equipamentos de manutenção física.
  • Pretendemos também valorizar e requalificar todos os fontanários e tanques da freguesia, afixando, em local visível, os resultados das análises realizadas periodicamente à água.

LIGAÇÃO À FREGUESIA

Queremos aproximar os habitantes da freguesia. O desconhecimento daquilo que é feito e acontece na freguesia, leva a que muitas iniciativas meritórias não tenham o sucesso que poderiam ter.
  • É, por isso, que iremos proceder à edição trimestral de um boletim informativo com assuntos de interesse da freguesia.
  • Iremos também criar um site Internet da junta de freguesia, que nos permita ligar ao mundo, bem como disponibilizar um conjunto de serviços on-line aos habitantes da freguesia independentemente do sítio onde estejam.
  • Entendemos que a junta de freguesia deve também prestar um conjunto mais alargado de serviços aos seus habitantes. Nesse sentido, iremos proceder à criação de um “Gabinete de Apoio ao Habitante” que contemplará serviços diversos como seja o caso do preenchimento de declarações de IRS, informação sobre emprego, sobre subsídios e apoio em processos de licenciamento.

ANIMAÇÃO / PROMOÇÃO

Entendemos que a política de animação da freguesia não se poder resumir à organização de uma festa de natal e a um passeio dos reformados.
  • Queremos criar uma programação cultural que garanta a organização de eventos todos os meses, em diferentes áreas culturais: teatro, cinema, música, exposições de arte, etc.
  • Pretendemos promover a comemoração de feriados nacionais relevantes, como o 10 de Junho, o 25 de Abril e o 5 de Outubro, em colaboração com as associações ou entidades da freguesia (escuteiros, escola primária, jardim de infância).
  • Vamos criar um “ciclo de conferências de Trandeiras” sobre temáticas de actualidade, na área da economia, do emprego, da educação e da saúde, com o objectivo de fomentar a participação cívica dos habitantes na vida da freguesia e colocar Trandeiras na agenda mediática.
  • Pretendemos também promover um grande evento, de realização anual, que sirva para projectar a freguesia para lá dos seus limites geográficos e que traga visitantes de todo o concelho a Trandeiras. Assim, aproveitando o gosto e a arte dos Trandeirensas pela decoração floral comprometemo-nos a organizar a “Festa das Flores”, que assumirá na primeira edição a forma de concurso inter-lugares e futuramente evoluirá para concurso inter-freguesias.

Estas são algumas das medidas que farão parte do nosso programa de acção, que brevemente iremos dar a conhecer a todos os Trandeirenses.

Aquilo que marcará o nosso programa e que marca a nossa forma de estar é a criatividade e a inovação das nossas soluções;

a juventude, seriedade e competência da nossa equipa;

e a transparência e rigor da nossa gestão.

Portanto, quero aqui hoje perante todos vós assumir o compromisso de fazer mais e melhor por Trandeiras, ajudando a construir uma freguesia de que todos nos possamos orgulhar,

Trandeiras não pode adiar mais o futuro. Dia 11 de Outubro, conto consigo!

Juntos, Vamos Mudar Trandeiras!

Muito obrigado.

Ficam aqui as ideias e propostas que apresentamos para a nossa freguesia. Em breve faremos chegar os ecos deste discurso às vossas casas e estaremos disponíveis para debater e escutar as vossas opiniões, sugestões e comentários. Lembrem-se que só cidadãos informados e conscientes podem, através do VOTO, fazer evoluir e progredir a sociedade!

Juntos, Vamos Mudar Trandeiras.

Nenhum comentário: