segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Câmara de Braga deve 23 milhões a fornecedores

Ola amigos Trandeirenses,

No passado dia 19 de Fevereiro, o Diário do Minho noticiava nas suas páginas que a "Câmara de Braga deve 23 milhões a fornecedores".
"O montante acumulado das dívidas da Câmara Municipal de Braga aos fornecedores disparou, no início deste ano, para a casa dos 23 milhões de euros. Este valor corresponde a um agravamento de 300 por cento do incumprimento para com as empresas fornecedoras do Município ao longo dos dois últimos anos, uma vez que, em Janeiro de 2009, este tipo de dívidas estava casa dos sete milhões de euros."
Lendo a notícia publicada, apercebe-mo-nos que na degradação da situação financeira da Câmara de Braga ao longo, principalmente, dos últimos dez anos. Mas, também, identificamos as tais manobras para fazer parecer o que não é, ou seja, para encobrir o que realmente se passa e enganar o pacóvio. Os números divulgados estão presentes num relatório da autoria de um dos contabilistas da Câmara, que depois de o Sr. Presidente ter vindo explicar que há alguns dados que não foram bem considerados, veio mudar o seu relatório inicial. Mas modificou alguns dos números revelados? Não, mudou palavras, como se por magia, os números fossem diferentes! Ora atentem bem no que se passou:
A "situação das dívidas a fornecedores" passou a chamar-se "a situação perante os fornecedores"

Os "compromissos assumidos e não liquidados", passaram a chamar-se "os compromissos assumidos e não facturados"

Os "compromissos liquidados e não pagos" passaram as chamar-se "os compromissos facturados e não pagos"
Ou seja, mudam-se os termos para disfarçar a situação, porque os números, esses, não são possíveis de alterar. Honra-se os compromissos a tempo e horas? Faz-se boa gestão? Pois bem, muda as palavras, que o povinho não percebe e acredita em tudo o que lhe dão como bons carneiros que são. E os números? A isso ninguém liga, aliás, eu até chumbei a matemática...

Juntos por Trandeiras.

Nenhum comentário: