"Decidi hoje aceitar o pedido de demissão apresentado pelo Senhor Primeiro-Ministro, dissolver a Assembleia da República e convocar eleições legislativas para o próximo dia 5 de Junho."
Cavaco Silva, Presidente da Republica.
Vamos todos, por isso, ser chamados a eleger uma nova Assembleia Legislativa e um novo Governo. O momento que atravessamos, tal como disse Cavaco Silva, é difícil e grave e pede toda a seriedade. "Estas eleições irão ter lugar num momento crítico da vida nacional, sendo a atual situação extremamente grave no que se refere ao desequilíbrio das contas públicas, ao desequilíbrio das contas externas, ao endividamento externo e às necessidades de financiamento do Estado. [...]As eleições do próximo dia 5 de Junho irão, pois, decorrer num momento em que o País é confrontado, em simultâneo, com uma crise política, com uma crise económica e com uma crise social."
Cavaco Silva chamou ainda a atenção para o facto de, durante a campanha, os partidos e atores políticos serem sérios e falarem verdade: "A campanha eleitoral deve ser uma campanha de verdade e de rigor. Ninguém deve prometer aquilo que não poderá ser cumprido. Este não é o tempo de vender ilusões ou falsas utopias. Prometer o impossível – ou esconder o inadiável – seria tentar enganar os Portugueses e explorar o seu descontentamento. Confio na maturidade cívica do nosso povo. A próxima campanha deve ser sóbria nos meios e esclarecedora nas propostas que cada partido irá fazer ao eleitorado. Estas propostas têm de ser construtivas, realistas e credíveis e a campanha deve decorrer com elevação nas palavras e nas atitudes."
Este, é pois, um momento de responsabilidade. Todos devemos ser responsáveis na nossa futura escolha, pesando bem o que foi feito no passado recente e percebendo o carácter e seriedade dos candidatos e das suas propostas.
"Este é o tempo das grandes decisões, a hora em que o sentido de responsabilidade dos Portugueses, de cada português, irá ser posto à prova. Juntos, conseguiremos ultrapassar as adversidades do presente e dar aos nossos filhos um melhor futuro."
Juntos por Trandeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário