Muito se fala por estes tempos de crise das más opções, das derrapagens, dos despesismos, ... no que à despesa pública diz respeito. Desde abril de 2011 que um blog - Má Despesa Pública - se dedica a denunciar e abordar a temática das despesas absurdas e excessivas, definindo-se como um "observatório da Má Despesa Pública" e utilizando muitos contributos fornecidos por inúmeros leitores.
Este blog esteve na origem de um livro, editado este ano, que aborda esta temática a partir da necessidade de partilhar informação sobre a Má Despesa Pública em tempos de troika. Todo e qualquer cidadão pode e deve consultar a forma como a todos os níveis do Estado se gasta o dinheiro dos seus impostos. Das juntas de freguesia aos governos, passando pelas câmaras municipais, fundações, institutos, empresas públicas e municipais, esbarra-se com constantes surpresas. Neste livro pode conhecer os exemplos mais recentes e alguns erros cometidos no passado que parecem não ter servido de lição.
Má Despesa Pública
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 200
Editor: Aletheia
|
É uma excelente leitura para nos apercebermos de como é gasto o dinheiro dos nossos impostos - que vezes sem conta lamentamos e protestamos de nunca pararem de aumentar - em todos os níveis do estado, nomeadamente, ao nível das juntas de freguesia, onde podemos acompanhar e "fiscalizar" diretamente esta questão, mas que acabamos sempre por nem ligar.
Existem, naturalmente, no referido blog alguns exemplos relacionados com Braga, embora como bem sabemos muitos mais poderiam lá figurar. O importante é estarmos atentos, participarmos ativamente enquanto cidadãos, na vida pública e política, e termos cuidado quando nos queixamos dos políticos ou das suas más despesas com o nosso dinheiro, porque algumas destas situações podem estar a acontecer à nossa porta e nós demitimo-nos do nosso dever e direito de acompanhar essa questão.
Juntos por Trandeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário