terça-feira, 6 de outubro de 2009

Prioridade: Apoio aos Idosos

Ola amigos Trandeirenses,

Em resultado dos problemas sentidos com a habitação, a população de Trandeiras tem vindo, ano após ano, a envelhecer e a contar com um número cada vez maior de idosos. E cabe-nos questionar o que tem sido feito por esses idosos? O que tem sido feito para ajudar os nossos idosos a terem uma maior qualidade de vida? Consideramos, manifestamente, que um passeio dos reformados por ano não chega, nem de perto, nem de longe, para essa qualidade de vida! O actual elenco da Junta de Freguesia, sejamos francos, não cuidou convenientemente dos problemas dos nossos idosos, nem lhes dedicou grande atenção. Esta situação caracteriza a gritante falta de iniciativa e dinamismo evidenciados por esta Junta de Freguesia. Nós propomo-nos fazer mais e melhor pelos nossos idosos, pois eles são, igualmente, uma das nossas prioridades.
Nesse sentido, estas são as nossas propostas nesta área de intervenção:
  • Apoiar e facilitar as deslocações dos nossos idosos para efeitos médicos;
É natural que com o avançar da idade, muitos dos nossos habitantes mais idosos sintam dificuldades de locomoção e, como tal, sintam dificuldades em se deslocar ao posto de saúde para a sua consulta ou tratamento habitual. Por outro lado, o ritmo de vida acelerado da nossa sociedade nem sempre permite aos familiares mais próximos ajudar os seus idosos nessas situações. Nesse sentido, é nossa intenção utilizar a viatura da Junta de Freguesia para, de uma forma calendarizada e regular, ajudar nas deslocações dos nossos idosos, para os efeitos médicos que estes necessitarem.
  • Promover e dinamizar um calendário regular de rastreios na área da saúde (medições de colesterol, diabetes, tensões arteriais, visão, audição, entre outras);
A saúde é hoje um importante, senão o mais importante, factor para a qualidade de vida das pessoas e em especial dos idosos. Em função disto pretendemos proporcionar aos nossos habitantes um conjunto alargado de serviços, em diversas especialidades, promovendo um calendário regular e completo de rastreios na área da saúde, gratuito e de qualidade.
  • Protocolar com os Centros Sociais de freguesias vizinhas um apoio domiciliário eficiente e regular, nomeadamente, na área da alimentação domiciliária;
Como já referimos, o ritmo de vida da nossa sociedade e o aumento da nossa população idosa, potenciam o aparecimento de situações nas quais os nossos cidadãos mais velhos ficam entregues a si próprios durante grande parte do dia. Isto poderá fazer surgir problemas com a confecção de refeições por parte dos idosos. Atentos a este problema, pensamos que a solução passa por encetar parcerias com Centros Sociais existentes nas freguesias vizinhas, de modo a que também os nossos habitantes, que necessitarem do serviço de refeição ao domicilio, a ele tenham acesso e dele possam desfrutar.
  •  Colaborar e cooperar com o Conselho Económico e Comissão Fabriqueira no sentido de, a médio prazo, se criar condições para o funcionamento de um centro de dia, para servir a população mais idosa;
 Como foi já amplamente citado, a nossa população idosa está a crescer e cada vez mais vemo-nos confrontados com casos de isolamento durante grande parte do dia. Nesse sentido, e procurando trabalhar em conjunto com outras entidades, nomeadamente o Conselho Económico e Comissão Fabriqueira, vamos procurar criar condições para que possamos ter em funcionamento um centro de dia, onde os nossos idosos possam conviver e passar o seu tempo.
  •  Desenvolver um conjunto de actividades lúdicas que promovam o convívio e a aprendizagem dos nossos idosos.
 Em complemento do centro de dia que nos propomos desenvolver, queremos criar um conjunto de actividades lúdicas que promovam a ocupação dos tempos livres dos nossos idosos, ao mesmo tempo que fomentem o convívio e a aprendizagem, através de pequenos ateliers e programas, especialmente destinados aos mais idosos.

Estas são as nossas principais ideias para o apoio aos mais idosos. Todas estas ideias são possíveis e sem recorrer a grandes recursos. Basta apenas não ficar sentado à espera que as coisas aconteçam e nos caiam no colo. É urgente trabalhar no sentido da qualidade de vida dos nossos anciãos. Contamos consigo para isso e os idosos sabem que podem contar connosco para viverem melhor!

Juntos, Vamos Mudar Trandeiras.

Nenhum comentário: