O apoio aos mais jovens é outra grande aposta deste nosso projecto. Pensamos que muito mais pode ser feito nesta área e queremos criar condições para que os jovens se sintam bem na nossa freguesia, sintam orgulho por viverem em Trandeiras e não precisem de procurar noutros lados formas de ocupar os seus tempos livres, nem de conseguirem responder às exigências do seu percurso escolar.
Assim, é com o pensamento centrado nos problemas e necessidades dos mais jovens que nos propomos a:
- Instalar de uma rede de Internet sem fios, com qualidade, que chegue a toda a freguesia, em especial aos mais jovens, garantindo o acesso fácil e simples à rede;
Nos dias de hoje, em que a sociedade da informação prolifera por todo o mundo, é quase impossível viver-se sem o acesso à Internet. Em especial para os mais jovens que encontram na rede global um excelente veículo para o conhecimento e aprendizagem. Desta forma, pretendemos instalar e difundir pela freguesia um sistema de Internet sem fios, que chegue a toda a freguesia, com qualidade, que sirva todos habitantes.
- Implementar uma sala de estudo, a funcionar na Junta de Freguesia, que preste apoio pedagógico e de estudo acompanhado em áreas prioritárias como o Português, a Matemática e Física e Química.
É vulgar nos dias que correm vermos os nossos filhos com dificuldades de aprendizagem em determinadas disciplinas na escola. Muitas vezes isso acontece, não só pela complexidade das matérias abordadas, mas porque não existem hábitos de estudo enraizados nos nossos jovens. Neste sentido, pretendemos implementar uma sala de estudo, a funcionar no edifício da sede da Junta de Freguesia, em horários convenientes, prestando apoio pedagógico e estudo acompanhado em áreas prioritárias, como são o Português, a Matemática, ou a Física e Química, procurando assim ajudar os nossos jovens com as suas dificuldades de aprendizagem.
- Promover a dinamização e organização de actividades desportivas para os mais jovens, cooperando, em especial, com o Grupo Desportivo e Recreativo de Trandeiras, incentivando a criação de novas modalidades, dirigidas às camadas jovens;
Uma das lacunas que encontramos na freguesia é a inexistência de actividades desportivas, e mesmo culturais, destinadas aos mais jovens. A Junta de Freguesia pouco ou nada tem feito neste sentido e é comum ver-se os jovens a terem de procurar noutros locais formas de ocupar os seus tempos livres. Neste âmbito, vamos procurar organizar e dinamizar actividades desportivas destinadas aos mais jovens, como torneios de várias modalidades, ou eventos culturais que vão de encontro das suas necessidades e anseios. Procuraremos, igualmente, colaborar activa e efectivamente com o Grupo Desportivo e Recreativo de Trandeiras, trabalhando no sentido de, a curto/médio prazo criarmos camadas jovens na equipa de futebol, proporcionando o acesso fácil a uma modalidade que os jovens tanto gostam, e também, estudarmos a possibilidade de tornarmos o GDRT numa colectividade mais ecléctica, com novas modalidades, destinadas em especial aos jovens.
- Apoiar e estimular, de forma mais efectiva, as Associações Culturais, Desportivas e Juvenis da freguesia;
Na freguesia de Trandeiras existem já alguns grupos e associações que se dedicam a difundir a cultura, o desporto e a educação pelos habitantes da freguesia. Contudo, tem-se assistido ao longo dos últimos tempos um decréscimo da actividade e visibilidade destes grupos e associações. Desta forma, pretendemos estimular a actividade destes grupos e associações, prestando-lhes um apoio mais directo, mais efectivo, procurando conhecer a sua realidade e as suas necessidades, colaborando e cooperando nas suas actividades e propondo mesmo novas actividades e novos desafios.
- Dotar o Jardim de Infância de mais e melhores condições.
No sentido de apoiar activamente os mais jovens, e de forma especial a natalidade na nossa freguesia, pretendemos apostar em oferecer todas as condições necessárias ao bom funcionamento do nosso Jardim de Infância, bem como (à imagem da forte aposta que será feita na Educação com Ricardo Rio na Câmara de Braga) no apoio às famílias que têm os seus filhos a frequentar o referido Jardim de Infância.
Estas são as nossas propostas nesta área que tem sido muitas vezes negligenciada pela actual Junta de Freguesia. Não nos podemos contentar com pequenas ideias, nem com inércia ou falta de iniciativa. É urgente intervir junto dos mais jovens sob pena de hipotecarmos o nosso futuro como sociedade. Connosco a juventude jamais se sentirá desamparada!
Juntos, Vamos Mudar Trandeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário