terça-feira, 6 de outubro de 2009

Prioridade: Aproximação e Abertura à População

Ola amigos Trandeirenses,

Um dos grandes problemas que diagnosticamos ao actual executivo da Junta de Freguesia é a relação fria e envergonhada com que dirige os destinos da freguesia. Isto é, não se publicitam, ou pelo menos não convenientemente, os eventos e iniciativas realizadas pela Junta, como Assembleias de Freguesia, ou outras acções (como a da recolha dos óleos usados). Não se sabe os contornos dos protocolos celebrados pela junta com entidades existentes na freguesia, ou sequer se existem, não se conhecem, de forma abrangente, as iniciativas encetadas pela Junta de Freguesia. Julgamos que esta falta de informação, esta falha de comunicação da Junta com a população é resultado e, ao mesmo tempo, sintoma da falta de iniciativa e dinamismo da Junta e do insucesso de algumas das suas iniciativas. Nós propomos-nos a mudar esta forma de trabalhar, esta forma de agir, esta forma de comunicar. Nesse sentido iremos:
  • Editar, trimestralmente, um boletim informativo da freguesia, com assuntos de interesse para os habitantes;
É realmente urgente, se realmente estamos a trabalhar para a população, informá-la e comunicar-lhe as acções que pretendemos fazer, as iniciativas que vamos realizar, os direitos que os cidadãos têm, as oportunidades de colaboração que podem acontecer, em suma, tudo o que de relevante se passa e passará na freguesia. Cidadãos informados e interessados conferem maior responsabilidade a quem gere os destinos da junta, nós sabemos.
  •  Criar, dinamizar e actualizar um site Internet da Junta de Freguesia, que permita a nossa ligação ao mundo, bem como disponibilizar, on line, um conjunto de serviços aos habitantes da freguesia, independentemente do local onde se encontrem;
 Como é possível, no mundo de informação em que vivemos hoje, que a nossa Junta de Freguesia não tenha, ainda, um site de Internet funcional e actualizado? E, ainda para mais, como é possível que isso não esteja nos futuros planos desta actual Junta de Freguesia? O futuro é inadiável! É urgente proceder à criação e dinamização de um site de Internet que potencie Trandeiras para o mundo, que transmita informação e noticias da nossa terra e que, sobretudo, ofereça serviços e funcionalidades aos seus habitantes, estejam estes onde estiverem.
  • Criação do “Gabinete de Apoio ao Habitante”, que marcará uma aproximação maior à população e disponibilizará um conjunto de serviços gratuitos alargado, tais como, ajuda no preenchimento das declarações de IRS, via Internet; informações sobre emprego, subsídios, e apoio em processos de licenciamento;
Queremos uma gestão voltada para as pessoas. São elas que devem nortear as acções de quem está à frente dos distintos de uma Junta de Freguesia. Por isso, iremos criar um "Gabinete de Apoio ao Habitante", que disponibilizará a todos um conjunto alargado de serviços, em especial, ajuda em processos burocráticos. Por exemplo, ajuda no preenchimento e entrega das declarações de IRS, via Internet; bem como, potenciar um conjunto de informações sobre assuntos de grande relevância e importância para as populações: empregos, subsídios, licenças, legislação.
  • Diligenciar a instalação de uma máquina Multibanco na sede da Junta de Freguesia;
Esta é uma ideia pioneira. Sabemos que muitas vezes, nem sempre é fácil, face ao ritmo da nossa sociedade e aos horários dos balcões dos bancos, termos acesso a diversas operações bancárias. E nem sempre temos perto e acessível uma caixa multibanco. Nesse sentido, propomos diligenciar a instalação de uma máquina de multibanco na sede da Junta de Freguesia, para que os nossos habitantes possam de forma, rápida, acessível e segura, proceder a consultas e operações bancárias necessárias. 
  •  Divulgação alargada das datas de realização das Assembleias de Freguesia e promover e incentivar a participação dos habitantes nas mesmas;
 Esta será, também, uma das nossas grandes batalhas. Promover a participação cívica dos trandeirenses no destino da sua freguesia. Naturalmente que temos ouvido: "As pessoas é que não se interessam!" Realmente, isto espelha bem a actuação de pessoas sem dinamismo e sem iniciativa. Se queremos mudar uma situação, se queremos, realmente, que as pessoas se interessem somos nós que temos de dar o primeiro passo, somos nós que temos de promover e dinamizar a participação cívica, divulgando convenientemente os eventos e cultivando nas pessoas o sentido de participação e responsabilidade cívicas.
  •  Promover uma gestão atenta, participativa, transparente e sustentável.
 É precisamente neste ponto que nos pretendemos demarcar do actual executivo da Junta de Freguesia. Queremos ser um exemplo de gestão autárquica. Connosco tudo tem de ser bem feito, tudo tem de seguir os termines legais, tudo tem de ser transparente e do conhecimento de todos. As acções, iniciativas, realizações da Junta de Freguesia têm de ser comunicados e explicados à população. Todas as iniciativas têm de ser devidamente protocoladas e esclarecidas. A gestão tem de estar atenta aos problemas de cada um e tem de garantir a sustentabilidade das futuras gerações. Connosco isto irá, de certeza, acontecer.

Esta é uma das nossas áreas de intervenção mais importantes. Só faz sentido trabalharmos na Junta de Freguesia se estivermos atentos e abertos aos problemas e necessidades das pessoas. Só concebemos uma Junta de Freguesia aberta a todos, que trata todos os habitantes por igual, que explica, esclarece e informa todas as suas iniciativas e acções. É assim que nós vamos gerir Trandeiras!

Juntos, Vamos Mudar Trandeiras.

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