A Habitação é actualmente uma das maiores prioridades da nossa freguesia. Este problema não é de agora, embora se tenha agravado nos últimos anos. Há já muito tempo que na freguesia escasseiam os lugares de construção, situação que levou muitos dos seus jovens habitantes a procurar residência noutros lugares, com claros prejuízos para Trandeiras. E a verdade é que, na última década, nada ou pouco foi feito para inverter esta tendência.
Desta forma, destacamos o problema da Habitação como a prioridade principal da nossa futura acção na Junta de Freguesia. É nesta questão que iremos centrar esforços sem descanso. Nesse sentido, propomo-nos a:
- Proceder a um levantamento de todos os terrenos onde se possa construir, de forma a obter um mapa das zonas urbanizáveis;
Antes de mais é necessário ter bem presente quais as áreas urbanizáveis da freguesia e quais os locais onde se pode construir actualmente. Isto permitirá estabelecer um plano de acção, definir (se necessário) propostas para mudança de estatuto dos terrenos no âmbito do PDM, gerir melhor futuras negociações, planear melhor possíveis e futuros loteamentos.
- Promover e mediar encontros entre investidores e proprietários de terrenos com vista a impulsionar futuros negócios;
O grande papel que caberá, no futuro próximo, à Junta de Freguesia é agir como mediador e negociador em futuros negócios. Está mais que visto que o actual elenco da Junta de Freguesia falhou claramente neste aspecto! Acreditamos que na nossa equipa temos gente competente e capaz de assumir e intermediar negociações juntando, de forma diplomática e eloquente, investidores e proprietários, mostrando-lhes as excelentes oportunidades de negócios e transmitindo-lhes a confiança necessária para o sucesso das negociações, através da seriedade, rigor e competência, bem como da gestão sustentada dos destinos da freguesia.
- Agir como interlocutor e facilitador, junto da Câmara Municipal, de forma a agilizar e auxiliar os processos burocráticos;
Outro papel importante a ser desempenhado pela Junta de Freguesia é junto da Câmara Municipal, agindo como agente facilitador e parceiro de investidores e proprietários, agilizando processos burocráticos e garantindo condições para o sucesso dos processos de construção. Além do mais, sabemos já que, da parte do futuro presidente da Câmara Municipal de Braga, o Dr. Ricardo Rio, será dada prioridade à fixação dos jovens nas freguesias de onde são naturais, estando a ser projectados inúmeros apoios e mecanismos que facilitarão estes processos.
- Reforçar o parque habitacional da nossa freguesia com mais 30 fogos, privilegiando a fixação dos jovens habitantes de Trandeiras.
Esta é, de facto, a nossa meta! Temos como objectivo criar condições para que, no final do nosso mandato à frente dos destinos da Junta de Freguesia, Trandeiras tenha sido contemplada com 30 novos fogos. Qual a razão de tal número? Muito simples: sem metas, sem objectivos claramente definidos, não se realizam os projectos. É sempre necessário estabelecer um marco e 30 fogos parece-nos um alvo perfeitamente possível em 4 anos e parece-nos que responde às reais necessidades da freguesia. Naturalmente que será dada preferência, através de critérios a definir num futuro próximo, aos jovens naturais da freguesia e serão criadas condições, conjuntamente com o novo executivo da Câmara Municipal de Braga, para oferecer preços competitivos e controlados.
São estas as ideias centrais que propomos para a área da Habitação. São concepções sérias, concretas e exequíveis. Estamos naturalmente dispostos a ouvir ideias, comentários ou sugestões sobre este (e outros assuntos), até porque queremos marcar este mandato com uma aproximação às pessoas e aos seus problemas. Não hesitem, por isso, em nos contactar ou interpelar!
Juntos, Vamos Mudar Trandeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário