terça-feira, 6 de outubro de 2009

Prioridade: Requalificação dos Espaços Públicos

Ola amigos Trandeirenses,

O actual elenco da Junta de Freguesia sempre apostou em obras vistosas, obras físicas, obras de betão. Contudo, falharam evidentemente na definição das prioridades da freguesia, pois só assim se justificam duas intervenções no edifício da Junta de Freguesia num tão curto espaço de tempo. Nós achamos que é necessário definir urgentemente as prioridades de intervenção na nossa freguesia. Nesse sentido, estabelecemos já um conjunto de acções fundamentais, que realizaremos:
  • Requalificar e valorizar a rede de fontanários e tanques públicos da freguesia;
 É visível o abandono a que foram dotados os fontanários e tanques públicos da freguesia nos últimos anos. Está à vista de todos o desprezo e a negligência dados a estes locais. O espaço envolvente está desaproveitado, as estruturas estão degradadas, grafitadas, esquecidas. Estes são espaços que se poderiam tornar em espaços nobres da nossa freguesia, motivos de orgulho para os seus habitantes. É neste sentido que iremos proceder à sua recuperação e valorização, fazendo o aproveitamento dos espaços envolventes, tornando-os locais de referência da nossa freguesia.
  •  Proceder a análises periódicas à qualidade das águas dos fontanários públicos e afixar visivelmente os resultados, procedendo a necessários tratamentos;
A água é um dos bens fundamentais nos dias de hoje e sê-lo-à cada vez mais no futuro. É, por isso, fundamental zelar pela boa qualidade da água que serve a nossa população. Desta forma, procederemos a análises regulares a todos os fontanários e fontes públicas da nossa freguesia, publicitando conveniente e visivelmente os resultados dessas análises e procedendo a eventuais tratamentos para melhorar a qualidade das nossas águas.
  •  Instalação, em local público, de um Parque de Manutenção Física;
 Uma das grandes preocupações dos nossos dias é a saúde das pessoas. Cada vez mais ouvimos conselhos advertindo para os benefícios do exercício físico e vemos cada vez mais pessoas interessadas em seguir esses conselhos, realizando por exemplo caminhadas. Com base nesta preocupação, pretendemos instalar na freguesia, acessível a todos, um parque de manutenção física, com diversos equipamentos que permitam o exercício físico.
  •  Reaproveitar e transformar espaços públicos, esquecidos e abandonados, em espaços verdes e jardins;
 Existem inúmeros espaços públicos na freguesia que estão (ou estiveram até três ou quatro semanas atrás) ditados ao abandono e a criar silvas e ervas, empobrecendo Trandeiras. O que pretendemos é aproveitar esses espaços e transformá-los em locais floridos dos quais nos possamos orgulhar, contribuindo para embelezar a nossa freguesia
  • Incentivar a recolha de óleos usados pela freguesia, publicitando e facilitando a distribuição dos recipientes próprios para o efeito;
É possível proceder à recolha de óleos usados, contribuindo para o seu reaproveitamento e reciclagem. Existem para o efeito contentores próprios, provenientes da Braval, distribuídos por cada casa e posteriormente recolhidos pela entidade anteriormente citada. Sabiam que podiam ter acesso a eles, bastando para isso deslocarem-se à Junta de Freguesia? Não sabiam, pois não... Aqui está outro exemplo de inércia por parte deste executivo, falha de divulgação e incentivo a esta actividade tão importante nos dias de hoje. Fará parte das nossas prioridades incentivar e promover a recolha de óleos usados em todas as casas da freguesia, potenciando, igualmente, o alargamento da separação e recolha dos resíduos por parte dos habitantes de Trandeiras.
  •  Zelar pela limpeza, eficaz e frequente, das ruas e caminhos da freguesia.
 A limpeza das ruas cabe-nos a todos enquanto cidadãos. Todos temos de contribuir para que o lixo seja depositado nos locais próprios e não no chão ou nas ruas da nossa freguesia. Contudo, cabe à Junta da Freguesia zelar para que as nossas ruas e caminhos estejam sempre cuidados e limpos. É pois natural que esta seja também uma das nossas acções a desenvolver. Pretendemos que as nossas ruas se apresentem limpas e briosamente cuidadas, não só para as tornar mais agradáveis e aprazíveis, mas também para garantir a segurança de quem por elas transita.

Estas são as nossas propostas ao nível da requalificação da freguesia. Exige-se muito mais de uma Junta de Freguesia do que asfaltar ruas e calcetar caminhos, ou fazer obras repetidamente nos mesmos edifícios. Connosco a freguesia terá uma visão mais alargada, mais preocupada com os problemas de cada um, centrada na qualidade de vida das pessoas, preocupada com a freguesia como espaço comunitário.

Juntos, Vamos Mudar Trandeiras.

3 comentários:

Just me... disse...

Os oleões nada têm a ver com a AGERE mas sim com a Braval, devias ter-te informado melhor para não fazeres informações incorrectas... Não leste os panfletos?
E já agora foi avisado na eucaristia paroquial...

Unknown disse...

Por acaso não li os panfletos. Tinha ideia que era a AGERE, mas realmente agora me parece que não faria grande sentido.
Obrigado pela correcção, fica registado e será editado no texto original.
Fica, também, o registo que foi feito um aviso na Eucaristia. É suficiente? A mim parece-me que não.

Obrigado pela visita, volta sempre, comenta e sugere.

weasel disse...

Ola Isabel,

Obrigado pelo comentário e pela correcção.

É certo que o aviso na Eucaristia foi uma boa iniciativa, mas fica também a certeza que é insuficiente. Eu não sabia de nada, e como eu, quem não foi à missa também não!

Nestas questões da ecologia - reciclagem, separação de lixos - não chega avisar, é preciso educar e incentivar! E compete, também, à Junta de Freguesia essa tarefa.

Por exemplo, porque não juntar duas ideias nossas: fazer uma sessão de esclarecimento pública sobre os oleões, com a participação de técnicos (inserida por exemplo no Ciclo de Conferências de Trandeiras), publicitando a recolha de óleos usados e distribuindo logo ali os referidos oleões?

Só digo que é possível fazer mais.

Ricardo Lopes.